Pular para o conteúdo principal

Brasil é somente uma pátria, não o Eldorado espiritual

(Autor: Equipe Dossiê Espírita)

O livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, que Chico Xavier lançou passando recibo para o coitado do Humberto de Campos, que nunca teria escrito esse absurdo, é completamente cheio de erros.

O maior desses erros está justamente no título, que dá ao Brasil a surreal e inconcebível predestinação de nação-guia do planeta, através de sua promoção a uma suposta filial da pátria cristã de Israel, conforme influências do catolicismo medieval herdados pelo "espiritismo" brasileiro.

Afinal, o Brasil é só um país. Não é um guia da humanidade, não é a nova terra prometida, não é o centro do universo, nem muito menos a porta de entrada para mundos espirituais superiores. Esqueçam tudo isso.

O Brasil é, como qualquer outro país, um território arbitrariamente delimitado pela ação política dos homens. Seu território tem um significado puramente material, relacionado ao contexto social das pessoas que vivem nessa área na Terra.

Embora possamos admirar países, e ter algum sentimento relativo de patriotismo, devemos deixar claros que, no mundo espiritual, essas divisões são insignificantes. No mundo espiritual - uns chamam de "pátria espiritual" - não existe Brasil, nem Estados Unidos, nem Israel, nem Japão, nem Rússia, nem qualquer outro país. E não existem áreas com ideias próximas à delimitação por países.

Portanto, o livro que inspirou uma visão ufanista um tanto patética do "espiritismo" brasileiro já deixa de ser admissível como um documento sério já a partir do título, que sugere uma inapropriada predestinação messiânica do Brasil.

Vamos nos relaxar. Essa "predestinação" traz responsabilidades demais. Já basta a Copa do Mundo, com suas obras paradas. Já pensou se o Brasil fosse realmente a tal Pátria do Evangelho? Teríamos que construir imponentes centros espíritas e criar colônias espirituais de arquitetura bastante sofisticada. Creio que iria custar muito, muito dinheiro. E não daria em coisa alguma importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O suposto diálogo de "Irmão X" com Marilyn Monroe

(Autor: Equipe Dossiê Espírita) Marilyn Monroe, uma das mais belas atrizes de Hollywood e que fez muito sucesso na década de 1950, teria feito 88 anos este ano. Mas faleceu prematuramente, já moralmente abatida por tantos escândalos que alimentam a mídia sensacionalista, ingerindo uma overdose acidental de remédios. A morte ocorreu no dia 05 de agosto de 1962, sete anos depois de Carmem Miranda (outra vítima do consumo excessivo de remédios) e que foi o desfecho lamentável da loura sexy que na verdade era ruiva, se chamava Norma Jean e tinha mais um perfil de garota graciosa. Em 1969, no auge do Espiritolicismo chiquista, seu ídolo maior Chico Xavier, já se desvencilhando do "ciclo André Luiz", tendo escrito o livro ...E a Vida Continua já sem seu parceiro Waldo Vieira, que rompeu com a FEB, escreveu, sob o nome de Irmão X, o livro Estantes da Vida. Sabe-se que Irmão X foi o pseudônimo usado para substituir o nome de Humberto de Campos, já que a suposta atr

Famoso livro de Chico Xavier sobre o Brasil só comete erros e já deveria ter sido banido da literatura espírita

(Autor: Eduardo José Biasetto) Introdução: Numa conversa minha com o Marcos Arduin, mencionei que o livro “Brasil, Coração Do Mundo, Pátria Do Evangelho”, de Chico Xavier/Humberto de Campos, publicado pela FEB, em 1938, me parecia uma obra menor, fraca! O professor Arduin, em um de seus comentários, mencionou que o livro era uma “porcaria”. Eu não tinha usado esta expressão, mas a colocação dele, me fez pensar e me levou a uma releitura do livro. Conclui, então, que o Marcos Arduin tinha razão. “Brasil, Coração Do Mundo, Pátria Do Evangelho”, realmente, deixa muito a desejar. O livro é cheio de comentários tolos, preconceitos e justificativas contraditórias. É dito que Jesus Cristo escolheu a América e, especialmente o Brasil, para edificar a “Pátria do Evangelho”. Então, Jesus e colaboradores de elevado plano espiritual, criaram as condições para que os europeus realizassem as grandes navegações dos séculos XV e XVI. Favoreceram os portugueses para que colonizassem o Brasil e c

Separar Humberto de Campos e Chico Xavier: mais que um dever, uma OBRIGAÇÃO

(Autor: Professor Caviar) Haverá um dia em que as verdades por trás do "espiritismo" brasileiro serão relevadas, e não serão as que favorecem a doutrina brasileira e suas deturpações, mas as que revelam as farsas acobertadas pelo discurso de "amor e caridade". Até lá, os "espíritas" resistem, repousados na impunidade extrema que faz com que pretensos médiuns se apropriem de personalidades de muito carisma, de Humberto de Campos a Cássia Eller, de Augusto dos Anjos a Raul Seixas, de Noel Rosa a Renato Russo, sem que a Justiça dos homens mova um parágrafo sentencial contra eles e sem um único jornalista investigativo a escrever uma única vírgula para desmascará-los. Os "espíritas", usando a desculpa do "amor e caridade", o verniz das "palavras de amor" e a alegação de que tudo vai "em favor dos necessitados", inventam falsas mediunidades, em diversas modalidades (escrita, pintura, medicina e voz), para p